Este projeto foi desenvolvido durante o 3º Trimestre. Durante o decorrer das atividades foram trabalhadas questões ligadas a formação, identidade, cultura do povo brasileiro. Ressaltando que todas as etnias devem ser respeitadas, valorizadas, pois, formam nossa identidade brasileira.
Vejam o que nos dizem os PCNs:
“Mudar mentalidades, superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias são finalidades que envolvem lidar com valores de reconhecimento e respeito mútuo, o que é tarefa para a sociedade como um todo. A escola tem um papel crucial a desempenhar nesse processo. Em primeiro lugar, porque é o espaço em que pode se dar a convivência entre crianças de origens e nível socioeconômico diferentes, com costumes e dogmas religiosos diferentes daqueles que cada uma conhece, com visões de mundo diversas daquela que compartilha em família. Em segundo, porque é um dos lugares onde são ensinadas as regras do espaço público para o convívio democrático com a diferença. Em terceiro lugar,porque a escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo, e aí a realidade plural de um país como o Brasil fornece subsídios para debates e discussões em torno de questões sociais. A criança na escola convive com a diversidade e poderá aprender com ela.”
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, 1997, p. 23 e 24.
Dentre as atividades desenvolvidas podemos destacar:
· Construção da árvore genealógica dos alunos;
· Estudo da biografia de Rosana Paulino;
· Leitura da obra “parede de memória”;
· Confecção de uma colcha de retalhos com imagens de pessoas que contribuíram para a formação de nosso município;
· Estudo da Vida e obra de Rubem Valentim: geometria sagrada;
· Realização de leitura das obras;
· Criação de produção artística;
· Exibição do filme: Kiriku e a feiticeira;
· Produção de desenhos relacionados ao filme;
· Produção de relato escrito;
· Memória afro – brasileira / montagem da exposição de objetos que tragam à memória a presença afro- brasileira em Vila Valério;
· Documentário: Atlântico negro: na rota dos Orixás;
· Roda de conversa sobre a religiosidade africana;
· Montagem de danças relacionadas à cultura afro brasileira;
· Elaboração de gráficos, tabelas;
· Confecção de cartazes – recorte, pintura, colagem – que tratem da diversidade étnica brasileira e da cultura do negro;
· Pesquisa e preparo de pratos típicos e receitas;
· Elaboração do livro de memória das palavras africanas que fazem parte de nosso cotidiano e que de algum modo estão em nós, no nosso entorno;
· Elaboração de poesias e poemas envolvendo as palavras e seus significados;
· Construção de um livro ilustrado sobre lendas, instrumentos, receitas, cantos, poesia, conto, mitos...
· Pesquisa sobre Zacimba Gaba e elaboração de dramatização sobre sua historia;
· Desfile da beleza negra da escola;
· Painel informativo.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
(Nelson Mandela)
Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
(Nelson Mandela)
Confira algumas fotos do nosso trabalho:
Beleza negra
Desfile Matutino
Desfile Vespertino
Painel confeccionado por alunos
Trabalho de arte
Confecção de objetos de arte
Painel de árvores genealógicas
Trabalhos dos alunos
Livrinhos
Comidas típicas
Exposição de Objetos
Teatro: A galinha preta ( 1º e 2º ano)
Danças